quarta-feira, 26 de setembro de 2012

O Esporte como fator do desenvolvimento social


O Esporte como fator do desenvolvimento social

O Esporte cumpre um importante papel na formação e no desenvolvimento das nossas crianças e adolescentes. No entanto, para que isso ocorra, é mister a concepção e aplicação de uma política pública adequada à nossa realidade social.
Sem uma estratégia definida, sem a elaboração coerente de um projeto de médio e longo prazo e, principalmente, sem a determinação necessária para bem implantá-lo, é apenas uma peça retórica para uso eleitoral. No máximo, para alguns poucos beneficiados, será mais uma atividade de lazer.
E quando me refiro a política pública, quero dizer que a estratégia e a elaboração de um projeto consistente tem que partir do poder público, seja na esfera federal, como na estadual e municipal. A iniciativa privada também é parte importante para o financiamento e a implantação desse projeto, mas jamais deveria ser o principal responsável pela sua elaboração, pois o faria sempre de acordo com seus próprios interesses. A Responsabilidade Social Corporativa é um termo imponente e sedutor, mas significa muito pouco em termos práticos. É retórica privada.
O Esporte é um meio eficaz de inserção e integração social, pois retira as crianças das ruas, as afasta das drogas, do crime organizado, da prostituição infantil e do ostracismo. Ao mesmo tempo, estimula a disciplina, os hábitos saudáveis de vida, ensina a importância da persistência na busca das metas, possibilita a experiência da vitória consagradora, da derrota pedagógica, do respeito ao adversário, da participação em equipe, do desenvolvimento da auto-estima e do orgulho familiar. Isso, sem falar nas possibilidades de ascensão financeira e social.
No meio de tanto desencanto com as instituições públicas, de tanto descrédito com a classe política, é muito bom saber que existem exceções. O Esporte sempre foi marginalizado pelos políticos por contar com escassas verbas no Orçamento e por ser considerado apenas um acessório na promoção do desenvolvimento social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário