sexta-feira, 14 de setembro de 2012


DR: ALBERTO
ESPORTE PARA OS JOVENS
14
O objetivo principal da prescrição de atividade física aos jovens é criar o hábito e o interesse pelo esporte, e não treinar visando desempenho.
Devemos priorizar a inclusão da atividade física no cotidiano e valorizar a educação física escolar. Isso estimulará a prática de atividade física para toda a vida de forma agradável.
A competição desportiva não está descartada. Ela pode trazer benefícios do ponto de vista educacional e de socialização, uma vez que proporciona experiências de atividade em equipe, colocando a criança frente a situações de vitória e derrota.
Entretanto, o objetivo de desempenho, principalmente quando há excessivas cobranças por parte de pais e treinadores, pode trazer conseqüências indesejáveis, como a aversão à atividade física.
Por essa razão, o componente lúdico deve prevalecer sobre o competitivo quando da prescrição de atividade física para as crianças.
Igualmente importante é oferecer alternativas para a prática do desporto, de forma a contemplar os interesses individuais e o desenvolvimento de diferentes habilidades motoras, contribuindo para o despertar de talentos.
Qualidade de vida é uma questão de mudança de hábitos.

DR: ALBERTO 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário